Não existem dúvidas que os gastos familiares relacionados com a eletricidade e até com as telecomunicações absorvem grande parte do orçamento do lar.
Desta forma, queremos mostrar-lhe que existem boas possibilidade de poupar na energia elétrica e que pode ser bastante simples aplicar algumas medidas para reduzir custos… E se bem se recorda, os meses em que teve que cumprir com o confinamento, foi certamente, onde as suas conta aumentaram ainda mais.
Saiba como reduzir custos, dentro ou fora da quarentena, tendo em conta alguns procedimentos.
E mais, se for elegível, saiba que pode solicitar a ativação do apoio social da energia - a tarifa social EDP e outras companhias. Verifique se na sua fatura da luz está incluído este apoio, pois a sua aplicação é automática. Caso contrário, contacte com a companhia elétrica.
Medidas para poupar energia durante e fora do confinamento
Comunicação das leituras de forma regular
Comunicar a leitura do seu consumo é muito importante para que tenha sempre um melhor controlo do que gasta no lar, e evita que tenha surpresas desagradáveis devido a valores muito altos.
Na maioria das companhias já é possível enviar a leituras, pela área de cliente, como por exemplo o My Endesa, caso tenha acesso à internet. No entanto em todas terá um número de telefone para poder proceder ao envio das leituras por este meio. Tenha em conta que em caso de dar pelo telefone, e de forma automática, deve ter o CPE - código ponto de entrega. É um código que por norma está na primeira página da fatura e que identifica o seu contador.
O inconveniente de ter leituras estimadas na conta da energia
Muitas vezes recebe faturas com valores tão elevados e tem a certeza que existe algo que não é coerente.
Na impossibilidade de recolha da leitura por parte da comercializadora, ou em caso do cliente não a ter enviado, saiba que a sua fatura pode ser uma leituras estimada, isto é, uma previsão de consumo que pode ou não traduzir-se numa verdade.
Na maioria das vezes essa previsão é acima do consumo que realmente existiu no mês.
Neste caso, o ideal é que envie as leituras todos meses, ao dia solicitado pela sua companhia de luz e ao receber a fatura:
Para qualquer outro tipo de esclarecimento consulte: