Porquê uma mudança?
Em 2024, em plena era da informação, a qualidade de comunicação é crucial para a credibilidade das instituições. A tecnologia avança, a Internet é utilizada pela maioria dos portugueses, seja com acesso fixo ou móvel. As redes sociais são os principais meios de divulgação atual e a globalização requer implementação de ideias de forma rápida e flexível.
No concelho de Carregal do Sal, o carnaval voltou a sair à rua, não faltaram prémios desportivos, atividades culturais, educativas e sociais. Também em 2024 se realiza o sonho de abrir ao público a Casa do Passal de Aristides de Sousa Mendes.
O concelho não pára e, por isso, necessita de uma imagem que o acompanhe. Uma imagem dinâmica, festiva e, acima de tudo, inclusiva. Uma imagem de apelo à união, à participação e, sobretudo, visão de futuro com ideias para implementar.
É importante valorizar a relevância do pinheiro-manso na região, mas o concelho é mais do que o seu património urbanístico e natural. Carregal do Sal é feito pelas pessoas que o vivem e pela cultura que as mesmas deixam.
É tempo de mover a pinha para o departamento do ambiente e aos tons de verde, acrescentar todas as cores que identificam o concelho. É hora de apresentar uma marca que represente um concelho, mais positivo, mais orgulhoso, e essencialmente mais Carregal.
Uma identidade visual de marca é muito mais do que um simples logo, cores, tipografia ou aplicações.
É a sua apresentação sem usar discursos, é a sua representação sem usar fotografia. É a combinação de fatores essenciais tais como:
Reconhecimento - Identificação imediata da marca pelo público.
Consistência - Garante que todas as comunicações visuais sejam uniformes e alinhadas com a visão e missão da marca.
Diferenciação - Ajuda a marca a se destacar das demais.
Confiança - Uma identidade visual profissional transmite seriedade e credibilidade.
Comunicação Clara - Apresentando valores e mensagens da marca de forma eficaz.
De forma a responder às necessidades atuais com uma comunicação coerente, apelativa, sustentável e inclusiva, Carregal do Sal apresenta uma nova imagem forte e versátil.
Uma marca que contém os elementos que mais valorizam o concelho, capaz de promover a sua oferta.
Uma identidade visual para o município que se articula com as áreas inerentes, como os setores públicos sociais, educativos, empresariais, desportivos, culturais, de saúde, lazer e sustentabilidade como também projetos associados.
Apresenta estratégias gráficas inovadoras e criativas com elevado foco no envolvimento e na participação de todos os intervenientes.
A marca Carregal do Sal foi desenhada para representar os munícipes, o património natural e urbanístico, a história, a cultura e os seus ícones.
MUNÍCIPES
Representação das pessoas em primeiro lugar. Assumindo a sua diversidade, pretende homenagear principalmente as que participam ativamente na promoção e desenvolvimento do concelho, mas também as que procuram Carregal para viver, trabalhar ou visitar.
PATRIMÓNIO
Reconhecimento do seu património megalítico, arquitetónico e ambiental.
CULTURA, HISTÓRIA E ÍCONES
Aristides de Sousa Mendes, ícone incontornável da história, é representado pelos vistos que salvaram vidas. Também estão representados os vinhos, que são reconhecidos internacionalmente, assim como o carnaval, que também é o seu cartão de visita.
Não foram esquecidas as associações desportivas, recreativas e culturais que não deixam cair tradições e trazem novas propostas de atividades para o concelho.