No próximo domingo, dia 8 de maio Carregal do Sal, recebe Mordecai Paldiel, historiador ligado às questões do resgate de judeus durante o Holocausto e membro do Conselho de Administração da Sousa Mendes Foundation – US.
Em Portugal desde o dia 1 de maio, Mordicai Paldiel, ex- Diretor do Departamento dos Justos Entre as Nações, em Yad Vashem (memorial das vítimas do Holocausto, em Israel), o historiador desloca-se ao Concelho para participar em diversas iniciativas com enfoque na figura e no gesto do Cônsul Aristides de Sousa Mendes.
Do extenso programa constam visitas a diversos locai no nosso País, como sejam estre outros: Panteão Nacional, Sinagoga de Lisboa, Sinagoga do Porto, Museu Judeu no Porto, arquivo diplomático de Lisboa e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Assim, no próximo domingo, 8 de maio, Mordecai Paldiel participa nas “Conversas Interativas sobre o dilema de Aristides e o salvamento de refugiados enquanto as bombas caíam”, no Edifício Campos Lobo, sede da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, pelas 15 horas.
Nesse mesmo dia, durante a manhã, Mordecai Paldiel vai visitar diversos locais ligados a Aristides de Sousa Mendes, entre os quais a Casa do Passal, e almoçar com elementos da equipa ligada ao projeto de requalificação da ex-residência do Cônsul humanitário.
Na segunda-feira, 9 de maio, Mordecai Paldiel visita o Museu de Vilar Formoso – Fronteira da Paz e a Sinagoga e Museu de Belmonte, numa deslocação em que será acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal e pelo presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, respetivamente Paulo Catalino Ferraz e Nuno Seabra, espaços que integram a Rota das Judiarias, já constituída por diversas cidades consideradas locais mais notáveis da herança judaica, como Belmonte e, a que o Município equaciona aderir como forma de evocar a memória intemporal do cônsul que salvou 30.000 pessoas do horror do Holocausto.
Alguns alunos do Concelho terão também a oportunidade de privar com Mordecai Paldiel, na terça-feira, 10 de maio, a Sousa Mendes Foundation – US agendou uma visita à Escola Básica Integrada Aristides de Sousa Mendes e mais uma conversa interativa com os alunos do 9.º ano daquela escola, articulada com as professoras do projeto “Nunca Esquecer”, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal.