O Centro Cultural de Carregal do Sal, viu ser recrudescida a sua importância no espectro dos espaços culturais da Região Centro do País.
Na passada terça-feira dia 8 de novembro, o equipamento cultural por excelência do Município colocado para fruição dos Munícipes passou a ser parte integrante desta rede, com as inúmeras mais valias que daí podem advir.
O Distrito de Viseu e, em concreto a Região Dão Lafões até à presente data apenas possuía três espaços culturais integrados nesta rede: a Casa da Cultura de Santa Comba Dão, o Novo Ciclo ACERT em Tondela e o Teatro Viriato em Viseu, facto que ressalva ainda mais a importância associada à conquista desta distinção.
O Executivo Municipal, sempre assumiu a intenção de aumentar e diversificar a atividade cultural municipal disponibilizada no concelho, pelo que a obtenção do presente “galardão”, constitui um passo gigantesco e solidificado no alcance dessa meta.
Integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portuguese, permitirá ao Cento Cultural candidatar-se a concursos de programação na rede, em igualdade de circunstâncias com os outros 84 espaços culturais a nível nacional.
A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) constitui-se como um “instrumento estratégico fundamental para o combate à assimetrias regionais e para o fomento da coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com autarquias e as entidades independentes”.
Em suma, temos todos seguramente motivos acrescidos para usufruir mais ainda das diversas manifestações de cultura propiciadas pelo Centro Cultural de Carregal do Sal.