As Jornadas Europeias do Património 2018, sob o mote «Partilhar Memórias», foram assinaladas pelo Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, em Carregal do Sal com um programa de atividades que teve início no dia 1 de setembro e se estenderam nos dias de 29 e 30 de setembro.
Dar a conhecer o património cultural e natural do concelho é o objetivo da autarquia de Carregal do Sal, que se associou, uma vez mais, às comemorações da efeméride.
Com o intuito de valorizar o legado da nossa memória, através de iniciativas multifacetadas como o relembrar hábitos e costumes de outros tempos, pareceu-nos oportuno e pertinente apresentar uma exposição fotográfica intitulada “Partilhar Memórias – Os Barqueiros do Mondego e as Lides do Rio”, trata-se do registo fotográfico, capturado pelas objetivas do grupo Encontros Fotográficos de Coimbra de uma recriação promovida pelo Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro (Penacova) que pretende manter vivos os costumes e usos ligados ao rio Mondego.
Esta exposição, que esteve patente no Museu Municipal durante todo o mês de setembro, remeteu-nos para as vivências dos povos que viviam junto do Rio Mondego, que tinham seus usos e tradições, salientando-se o comércio do sal, este umbilicalmente associado à nossa história e identidade local, nomeadamente para a nossa toponímia – Carregal do Sal.
As comemorações das Jornadas Europeias do Património 2018, tiveram início no dia 1 de setembro, pelas 15h30, com abertura oficial da exposição, que contou com a presença do Sr. Vice-Presidente José Sousa Batista, dos fotógrafos (Encontros Fotográficos de Coimbra) e membros do Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro que presentearam os participantes com produtos gastronómicos para degustação da aldeia de Miro (licores, compotas, mel, folares, bolachas de flor de sal, etc.).
Os dias 29 e 30 de setembro foram dedicados ao acolhimento de grupos organizados, que escolheram as terras de Carregal do Sal para visitar e conhecer.
Visita do grupo de Perosinho/ Vila Nova de Gaia (29 e 30 setembro)
Dia 29 de setembro (sábado) aos seguintes locais:
Dia 30 de setembro (domingo)
Grupo Novo Banco
Dia 29 de setembro (sábado) aos seguintes locais: