Caminhada pela Orla do Mondego promove natureza, património e memória local
Conteúdo atualizado em23 de junho de 2026às 13:36
Passar para o Conteúdo Principal
![]()
Integrada no projeto “Natureza, Ciclovias e Turismo”, realizou-se no passado dia 21 de junho uma caminhada pela Orla do Mondego, que reuniu cerca de duas dezenas de participantes numa iniciativa de valorização do património natural, cultural e histórico do concelho.
A atividade foi orientada por técnicos do Setor de Desporto da Câmara Municipal de Carregal do Sal e do Museu Municipal, contando ainda com o apoio da Associação Recreativa de Parada. O percurso teve início e término na sede da coletividade, proporcionando aos participantes uma experiência de contacto com a natureza e de descoberta das tradições e memórias associadas ao território.
Ao longo do trajeto, realizou-se uma primeira paragem no Lagar de Varas de Parada, onde o técnico do Museu Municipal, Marco Lopes, apresentou uma explicação sobre a ancestralidade da produção de azeite no concelho, abordando os métodos tradicionais utilizados, bem como o funcionamento deste importante equipamento ligado à atividade oleícola local.
A caminhada prosseguiu pelos trilhos da Orla do Mondego, culminando numa nova paragem junto à Senhora da Ribeira de Parada. Neste local, os participantes ficaram a conhecer melhor a relação histórica das populações com o Rio Mondego, nomeadamente a sua utilização quotidiana antes da construção da barragem. Foram igualmente partilhados aspetos do património imaterial do concelho, com destaque para a lenda da Senhora da Ribeira, uma das narrativas tradicionais mais marcantes da freguesia.
Esta iniciativa reforçou os objetivos do projeto “Natureza, Ciclovias e Turismo”, promovendo estilos de vida ativos, o contacto com a natureza e a valorização do património material e imaterial do concelho de Carregal do Sal.