Caracterização das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho
As Instituições Particulares de Solidariedade Social são constituídas por iniciativa de particulares, não sendo a sua administração exercida nem pelo Estado nem por nenhuma autarquia local e não tendo em vista fins lucrativos, predominando sempre o propósito de Solidariedade e Justiça Social.
Todas as freguesias do concelho possuem Instituições de Solidariedade Social nas várias valências: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Centro de Atividades Ocupacionais, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche e Jardim de Infância.
Um dos principais problemas identificados do Concelho, em termos demográficos, tem sido o envelhecimento da população. Para colmatar, atenuar e/ou minimizar um pouco essa problemática a população idosa do Concelho, conta com um conjunto alargado e diversificado de respostas sociais, as quais dão, em boa medida, resposta às necessidades desta população. Outras existem na área dos deficientes e crianças.
A Santa Casa da Misericórdia, localizada na sede do Concelho, até à presente data, é a única IPSS com equipamentos de apoio à 1ªInfância no Concelho, com creche e Jardim de Infância.
Informações Adicionais