Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 20/11/1934, por despacho do Ministro do Interior em 21/12/1935, Portaria n.º 8323, do Ministério do Interior, e publicada no Diário do Governo n.º 297, 1.ª Série de 21/12/1935, os seguintes símbolos do concelho de Carregal do Sal:
Armas: De negro com um cacho de uvas de púrpura, folhado e troncado de ouro. Em chefe, duas romãs de ouro folhadas e troncadas do mesmo e abertas de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «Vila de Carregal do Sal» a negro.
Bandeira: Esquartelada de amarelo e de púrpura. Cordões e borlas de ouro e púrpura. Haste e lança douradas.
Selo: Circular, tendo ao centro as poças das armas, sem indicação dos esmaltes. Dentro de círculos concêntricos os dizeres «Câmara Municipal de Carregal do Sal».
Sendo os ícones, acima referidos, representativos do município importa também conhecer o seu significado. Assim, a romã constitui um símbolo de abundância, de fertilidade e de união entre membros de um grupo ou da sociedade.
As uvas estão associadas à produção de vinho, uma das grandes riquezas, deste território e assim, estes dois elementos unidos no brasão associados às cores púrpura e ouro representam a riqueza do município.
O brasão é coroado com as quatro torres, símbolo das vilas e limitado pelo listão com o nome” Vila de Carregal do Sal”.