Decorre entre 18 a 26 de novembro a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
Com a eleição do tema “Embalagens – Não te deixes embrulhar!”, pretende-se alertar para o uso excessivo de embalagens e necessidade de mudança de hábitos, promovendo a reutilização das mesmas e a adoção de práticas mais sustentáveis, por forma a reduzir o consumo excessivo de embalagens.
Se por um lado a utilização de embalagens, nomeadamente de plástico, veio facilitar por exemplo a conservação e transporte de alimentos, a verdade é que a quantidade de embalagens que são produzidas e que se transformam em resíduo, tornou-se num grande problema ambiental.
Em 2020 a UE produziu um total de 79,3 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o que corresponde a 177 kg por pessoa.
Salientar que embora as embalagens de plástico, pelas características específicas deste material, sejam alvo de uma preocupação acrescida, é importante ter em mente que o objetivo principal é mesmo reduzir a produção de resíduos de embalagens, sejam de plástico, papel, madeira ou qualquer outro material.
A eliminação de embalagens desnecessárias e o recurso ao reutilizável, sempre que possível, será a melhor solução e não a substituição de embalagens descartáveis de plástico, por embalagens descartáveis de papel ou tecido.
Numa altura em que as alterações climáticas estão na ordem do dia, é importante relembrar que as embalagens contribuem para a poluição do solo e da terra e representam cerca de metade da deposição de lixo marinho e por outro lado provocam emissões de CO2, as quais se prevê que atinjam 66 milhões de toneladas de CO2 em 2030.
Aproveitando o Mote “Embalagens – Não te deixes embrulhar!” o Município junta-se à iniciativa, apelando, para que todos nós de forma individual ou coletiva possamos adotar práticas mais sustentáveis, por forma a reduzir o consumo excessivo de embalagens.
Juntos vamos reduzir o uso de embalagens e aumentar a sua reciclagem.