Decorrente de imperativos legais - Lei 93/2021, de 20 de dezembro, a Câmara Municipal promoveu as diligências necessárias para a aquisição de uma plataforma de gestão de denúncias, que já se encontra totalmente operacional.
A solução implementada pelo Município é ainda mais ampla do que a legalmente imposta pois, no caso da plataforma da Câmara Municipal, para além de permitir denúncias externas também considera a possibilidade de denúncias internas.
Em ambas as situações, as denúncias serão feitas sob anonimato, sendo que os respetivos processos serão tratados de forma exclusiva pelo trabalhador designado como gestor de denúncias, nomeado pela Câmara Municipal.
Ciente da importância desta ferramenta e dos exíguos recursos financeiros das Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal assumiu também os encargos com o Canal de Denúncias destas autarquias, assegurando e promovendo de igual modo, padrões elevados de ética nestas Instituições.
Caso pretenda informar/dar conhecimento ao Município sobre preocupações com algo que não esteja de acordo com os padrões de ética e valores, aceda à plataforma https://cm-carregal.wiretrust.pt.