Emoção, reconhecimento e agradecimento
Foi inaugurada, no dia 18 de maio, a nova sala do Museu Municipal de Carregal do Sal – o espaço DINA.
A cerimónia, transmitida em direto online através das redes sociais da Câmara Municipal de Carregal do Sal, e que contou com a participação de Suzana Menezes, Diretora Regional da Cultura do Centro, assinalou as comemorações do Dia Internacional dos Museus, lembrou e homenageou, de forma singela, mas carregada de simbolismo, a artista carregalense.
O público, em número reduzido para cumprimento das normas de segurança da Direção Geral de Saúde - DGS, maioritariamente constituído por familiares da artista, assistiu emocionado à homenagem à artista que nunca esqueceu a sua terra natal, que cantou e elevou o nome do Concelho e que deixou um inegável legado cultural, doravante, está à disposição para fruição dos visitantes do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria.
E, na abertura da sessão, foi primeiramente convidada a usar a palavra a representante da família e irmã da artista, Esmeralda Veloso. Visivelmente emocionada, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal, a criação do espaço dedicado a DINA que disse vem “alargar o leque cultural que o Museu já oferecia” e, por isso, a família está muito orgulhosa e feliz. Terminou a sua intervenção com a leitura de um poema da autoria de Rosa Lobato Faria, que esta ofereceu a Dina num dos seus aniversários, e que também está exposto no Museu Municipal.
A oradora seguinte – a Diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes começou por lembrar a celebração do Dia Internacional dos Museus, que, este ano, decorreu sob o mote “Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”. E afirmou “somos o que fomos e somos sempre o que herdamos enquanto pessoas ou enquanto comunidades”. Por isso, conhecer e valorizar o legado patrimonial de Dina, “uma das primeiras mulheres a compor músicas pop em Portugal”, vai ao encontro da preservação das identidades e memórias locais. Trata-se, por isso, de “um espaço que vivifica a história de vida de Dina, mas mantém no presente o relevante legado da sua carreira musical”. Terminou felicitando as entidades e pessoas envolvidas na criação do espaço e, de forma particular, a Câmara Municipal, nas pessoas do seu Presidente e do Vereador da Cultura, pois na última semana foram dados passos importantes em termos culturais, “não para a história de Carregal mas para a história do Mundo”, referindo-se ao lançamento do concurso para a Requalificação de Musealização da Casa do Passal que homenageia um cidadão do Mundo – Aristides de Sousa Mendes.
Terminou desejando a todos um feliz Dia Internacional do Museus e agradeceu a todos(as) os(as) profissionais dos Museus que diariamente continuam a tomar conta do nosso património comum.
O edil carregalense, Rogério Abrantes, encerrou as intervenções oficiais. Começou por cumprimentar e agradecer a presença e o contributo da Diretora Regional da Cultura do Centro e, de forma particular, a família Veloso, na pessoa da sua representante, Esmeralda Veloso, para si “Lalita”. Recordou passagens de vida partilhadas, saraus abrilhantados pela voz e guitarra de Dina com quem privou… memórias que recordaram os primeiros passados de uma carreira que viria a ser reconhecida. E, afirmou, foi-o em vida também pela Câmara Municipal de Carregal do Sal que lhe atribuiu a Medalha de Mérito Cultural Municipal – Grau Ouro, em julho de 2016 e continua a sê-lo agora, no espaço DINA, no Museu Municipal de Carregal do Sal. E terminou com a declamação do poema da música “Sol de Carregal do Sal”.
Depois Carlos Amaral cantou e tocou “Há sempre música entre nós” seguindo-se a visita ao novo espaço. E, no final, foi distribuído um desdobrável e brochura alusivos à nova sala.