Prezados Carregalenses
Uma vez mais me dirijo a vós para vos dar conhecimento dos números oficiais de infetados por COVID – 19 no nosso concelho.
Desde a última informação, de 06/09/2020, dou-vos conta de mais três casos, o que perfaz um total de sete infetados. Aos dois casos de infetados não residentes no concelho, à munícipe de Cabanas de Viriato e ao caso de Fiais da Telha, somam-se três novos casos: um em Oliveira do Conde, um em Parada e um na Póvoa de Santo Amaro.
Estes números devem fazer-nos refletir e devem preocupar-nos. Pela nossa parte, a reflexão tem existido e tem-se traduzido num leque de respostas a vários níveis, desde a intensificação de ações de sensibilização até à aquisição e distribuição junto das entidades locais de variado material de apoio, passando, entre outros, por apoio efetivo aos mais vulneráveis, na aquisição de bens essenciais, medicamentos, etc.
Por outro lado, a preocupação toma conta de mim. Os relatos que me chegam relativos a comportamentos de pessoas que se encontram bem no meio desta tragédia e que colocam em causa o controlo da situação são preocupantes. De tal maneira que, no imediato, existem cerca de uma dúzia de pessoas (para já estas), identificadas e que a curtíssimo prazo irão fazer o teste.
Não me cansarei do vos pedir, em nome de todos nós, um esforço e uma dedicação redobrados nesta luta, acreditem, desigual. Renovo o meu apelo para o cumprimento rigoroso das orientações da Direção Geral da Saúde e das organizações locais. Se todos contribuirmos e fizermos a nossa parte, a vitória será nossa.
Aos infetados e seus familiares, renovo a minha solidariedade e os votos sinceros de uma plena recuperação.
O Presidente da Câmara
Rogério Mota Abrantes